Nota à Imprensa

Em relação às afirmações do Comandante do 26º. Batalhão de Polícia Militar, em entrevista ao Jornal CNN, de Caldas Novas, sobre as ações da Corporação durante o feriado da Semana Santa, cumpre-nos colocar:
É falaciosa e mal intencionada a afirmação do Comandante da Corporação, sobre a ausência do Poder Executivo Municipal na organização do evento, por ser a Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, colaboradora na realização do Evento coordenado pelas excelsas Irmãs Maria Luíza Pantoroso e Tereza, representando a Comunidade Católica. O evento conta ainda com a parceria de empresários e do trade turístico de Caldas Novas.

Em momento algum e nenhum instante, a Prefeitura de Caldas Novas ou seus representantes assumiram quaisquer obrigações quanto ao pagamento de hospedagem e refeições do efetivo destacado pelo Governo do Estado de Goiás para cumprir sua obrigação constitucional de preservar a paz e a ordem pública, bem como dar segurança de qualidade ao contribuinte. Ao afirmar que a Prefeitura de Caldas Novas não honrou com o compromisso, novamente o Comandante do 26º. Batalhão comete falso, fazendo juízo de valor de uma situação da qual, por força regimental e regulamentar, não deveria estar fazendo, extrapolando em muito suas atribuições de autoridade subalterna e auxiliar no gerenciamento da ordem e manutenção da securidade dos contribuintes.

A Prefeitura de Caldas Novas desconhece qualquer impasse quanto aos referidos pagamentos, por ter ciência de sê-los de obrigação única e exclusiva do Governo do Estado de Goiás, ao qual está subordinada a Organização Militar local. Entende ainda que o único objetivo dos ataques do Comandante ao Poder Executivo Municipal, feitos através da imprensa local, trazem caráter eleitoreiro, comprometendo excessivamente a isenção e imparcialidade que pontuam o comportamento da Polícia Militar do Estado de Goiás, entidade valorosa e honrosa, necessária ao cidadão.

A Prefeitura de Caldas Novas, como coordenadora das celebrações da Semana Santa em parceria com a Diocese e o setor privado, espera que o honroso e nobre trabalho prestado pela Polícia Militar do Estado de Goiás continue garantindo a Caldas Novas e ao visitante que aqui se encontrar, a segurança tão almejada pelo cidadão e que, as considerações intempestivas e desnecessárias, sejam mantidas no foro íntimo de onde jamais deveriam ter saído.


Caldas Novas, GO, 31 de março de 2010.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO