Uma ação que tem dado certo na prevenção do crime

A Policia Militar de Caldas Novas tem desenvolvido diversas ações no campo da inteligência e essas ações têm tirado o sono de muitos bandidos.

Há algum tempo atrás o serviço de inteligência da Policia Militar era usado somente para realizar serviços internos, mas com a evolução dos tempos e a nova concepção dos comandantes de policia esse método vem ganhando força e tem dado grandes resultados e o exemplo vem de Caldas Novas.
Caldas Novas por se tratar de uma cidade turística, tem um fluxo muito grande de pessoas que vem em busca de descanso e lazer, essa atividade turística tem crescido ano a ano. Mas outra atividade também tem crescido na cidade turística mais importante do Estado, a migração criminosa. Nos últimos anos, cada vez mais, crimes das mais variadas naturezas tem ocupado as paginas de destaque dos principais jornais da cidade, e o que chamava a atenção da PM era o grande numero de meliantes envolvidos em crimes das mais variadas naturezas, oriundos de diversos Estados como: Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Ao assumir o comando da 14ª CIPM de Caldas Novas, major Heber de Souza Lima com o apoio do Ministério Público local e de outros setores envolvidos com a segurança pública reestruturaram o serviço de inteligência da PM de Caldas Novas com a aquisição de equipamentos de monitoramento. Essa reestruturação culminou em primeiro momento na identificação de grupos criminosos organizados e posteriormente na neutralização de ações criminosas que fatalmente teriam uma maior gravidade se esse serviço não tivesse dado inicio. O resultado do serviço de inteligência foi imediato, desde janeiro de 2009 até setembro, centenas de veículos furtados e roubados foram recuperados em Caldas Novas, mais de 152 bocas de fumo foram fechadas, 836 pessoas que tinham associação ao trafico de drogas foram presas, 49 foragidos da justiça voltaram para cadeia, sendo que 10 deles eram de outros Estados, 5 quadrilhas de falsários e estelionatários foram desmontadas, 6 pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente com homicídios e tentativa de homicídios foram identificada e detidas, 89 armas de fogos de grosso e pequeno calibre foram tiradas das ruas, em destaque, um deposito de armas que servia de abastecimento para favelas cariocas e paulistas, e em meio a tantos resultados, ainda houve três tentativas de suborno aos policiais que juntas totalizavam quase 50 mil reais. Este é o resultado de um trabalho que vem dado muito certo que com inteligência tem tirado o sono de muito marginal, e a fama da eficiência deste trabalho, tem rompido fronteiras e desestimulado muitos bandidos. Estamos em uma nova era... (Alison Maia – repórter policial )